Problemas com leite?
15552
post-template-default,single,single-post,postid-15552,single-format-standard,bridge-core-1.0.4,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-18.0.9,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive

Problemas com leite?

Problemas com leite?

Para onde vai esse alimento e por quê alguns não conseguem consumi-lo


Para entender a diferença entre alergia e intolerância ao leite conversamos com a professora Abadia Matoso, gastroenterologista e mestre em Ciências da Saúde. A lactose é um carboidrato presente no leite e gera a intolerância, enquanto a alergia é causada pela caseína, uma proteína do leite.

Para ir direto ao ponto, criamos, com a ajuda de uma ilustradora, dois infográficos para explicar tim-tim por tim-tim como essas reações acontecem no nosso corpo. Olha só:

A alergia costuma ocorrer só em bebês e crianças mais novas. Isso acontece porque o organismo vê a caseína como algo que deve ser expulso, mas ao longo do tempo, o corpo se acostuma e entende que ingeri-la não faz mal.

A intolerância geralmente ocorre quando vamos nos aproximando de uma idade mais avançada. Isso porque nosso organismo foi feito para consumir leite materno, apenas durante os primeiros anos de vida, mas o ser humano acaba bebendo e/ou consumindo laticínios durante a vida toda. Com o tempo, nosso corpo já não precisa mais receber leite e acaba não o digerindo bem.

Ilustrações: Vanessa Gianotti

No Comments

Post A Comment